Gemellaggio

Gemellaggio

O Gemellaggio é um pacto de irmandade entre duas comunidades. No caso de Monte Belo do Sul é um termo de irmandade com Schiavon, província de Vicenza – Itália.

O intercâmbio que Monte Belo do Sul firmou com Schiavon tem como primeiro objetivo o entrelaçamento humano, somos dois povos ligados pelas mesmas origens, isto é, falamos os mesmos dialetos, preservamos muitos dos costumes que nos forma legados pelos nossos antepassados.

O termo de irmandade assinado tem suporte por duas associações – Fratelli Di Cuore, no Brasil e Merica, Merica em Schiavon.

Os objetivos, além do entrelaçamento, intercâmbio culturais (como foi a ida do Grupo de teatro Fratelli Di Cuore à Itália para a apresentação da peça “Sonho de um Imigrante”), econômicos, técnicos (ida de pessoas de nosso Município para estágios nas empresas vinícolas e outras indústrias da Itália) bem como no projeto que acontecerá ao longo deste ano com a vinda de um grupo de jovens italianos para buscar uma integração com o jovem brasileiro.

Vários grupos folclóricos vieram ao nosso Município e outros habitantes de Schiavon e foram alojados em nossas famílias, da mesma forma quando uma delegação vai à Itália.

Foram artífices do Gemellaggio, na Itália, Ângelo Baron, Prefeito Antonio Bianchi, Loris Cortese, dentre tantos com quem nos consideramos irmãos.

Idealizador: Leonir Olímpio Razador