Projeto evidencia cultura local em outros municípios

No último sábado, dia 24, o projeto “Monte Belo Música, Canto e Dança” esteve presente no Esporte Clube Comerciário de Campo Bom, em Alvorada, no Baile do Vinho. O projeto foi representado pelo Grupo de Dança Ballo D’Itália, encantando um público de cerca de 1.500 pessoas. A cultura montebelense em evidência no cenário estadual.

 

 

 

Corpus Christi é celebrado com fé e devoção

Na última quinta-feira, dia 15, foi celebrado o dia Corpus Christi. A programação local contou com a tradicional confecção dos tapetes no período da manhã e Santa Missa no turno da tarde. A data caracteriza-se por integrar as comunidades e pastorais pertencentes a Paróquia São Francisco de Assis, a fim de exaltar e reforçar a fé, elemento fortemente presente entre os munícipes.

 

   

   

    

    

    

    

    

    

    

Premiação do Programa Agrinho

Aconteceu na tarde de ontem (12) a premiação aos vencedores do Programa Agrinho, realizado pelo SENAR/RS, relativas ao ano de 2016.

O programa visa desenvolver ações que propiciem o despertar da consciência de cidadania, além do acesso a informações relativas a saúde e a preservação do meio ambiente, com vistas à melhoria da qualidade de vida através da educação. Público-alvo: alunos e professores da educação infantil e do ensino fundamental das escolas da rede pública gaúcha e, indiretamente, as famílias e a comunidade em que está inserida a escola que adota o programa.

O ato contou com a presença do Prefeito Municipal Adenir José Dallé, Vice-Prefeito Jorge Benvenutti, Secretária Municipal de Educação Marinez Berselli Zanchet, Coordenador da 16ª CRE, Professor Leonir Olímpio Razador, e equipe, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Monte Belo do Sul, Vereador Onecimo Pauleti, pais de alunos, professores e alunos premiados.

      

 

9º POLENTAÇO e 7ª Festa do Agricultor é sucesso em Monte Belo do Sul

Celebrar a polenta. Esse é o principal objetivo do Polentaço. O evento ocorre em Monte Belo do Sul e não era realizado desde o ano de 2011. A nona edição reuniu mais de seis mil e quinhentas pessoas em três dias de festividades, de 19 a 21 de maio. Foram muitas as atrações. A abertura oficial da festa foi na sexta-feira e marcou, também, o início da programação do dia do vinho em todo o Rio Grande do Sul. Na noite da abertura, foi realizado o 4º Cantare in Monte Belo, onde dez corais de música ítalo brasileira se apresentaram.

No sábado, ocorreu o “Monte Belo em Duas Rodas”, um encontro de motociclistas que juntou cerca de 500 motos de passeio. Ainda nesse dia, aconteceu um dos momentos mais esperados: o tombo da polenta gigante de 800 quilos, que foi, posteriormente, distribuída aos visitantes acompanhada de molho e queijo ralado e, claro, da música “La Bella Polenta”.

No domingo, houve o campeonato de bochas, que contou com 20 equipes, sendo 12 masculinas e oito femininas, e também o segundo tombo da polenta gigante, totalizando mil e seiscentos quilos da matéria prima do evento. Além disso, realizou-se uma feira com 12 expositores que comercializaram produtos típicos da colonização italiana. E uma curiosidade que é a marca do evento também foi atração: a única exposição de esculturas de polenta do mundo. Nela, foram produzidas 29 peças feitas a base de polenta, que contavam com a mais pura criatividade da comunidade montebelense.

A gastronomia não poderia deixar de ser protagonista. No Café com Polenta, o público pôde se deliciar com pratos típicos italianos, numa vasta lista de opções. Haviam, também, food trucks espalhados pelo evento, com o diferencial de sempre terem, no mínimo, um prato a base da homenageada da festa. Diversos shows coroaram os dias de festividades, muitos deles com artistas locais, evidenciando os talentos oriundos de Monte Belo.

Para o presidente e um dos fundadores do Polentaço, Alvaro Manzoni, o sucesso do evento deve-se, principalmente, pela colaboração de uma grande equipe. “Eu fico feliz em poder colaborar para o desenvolvimento turístico/cultural de meu Município, principalmente porque estamos resgatando o que de mais puro tem em Monte Belo do Sul: a simplicidade aliada à vontade de preservar a memória”, afirma. Manzoni ainda agradece a todos que se dedicaram em favor do evento e que possuem a mesma linha de pensamento, afim de que a herança da imigração não se perca com o passar do tempo.

O alimento, que acompanhou os imigrantes italianos nos momentos mais difíceis, deu sustentação para as grandes famílias daquela época. Uma simples junção de água, sal e farinha de milho fez com que o prato se tornasse símbolo de uma cultura. E Monte Belo do Sul comemora o Polentaço agradecendo e homenageando a polenta com muito orgulho e satisfação.

 

Por Alessandro Manzoni

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TCE-RS realiza XIII Encontro Regional de Controle e Orientação

No dia de ontem (06), Caxias do Sul sediou o XIII Encontro Regional de Controle e Orientação (ERCO), promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS). O ERCO é dirigido aos prefeitos, vereadores e demais agentes públicos dos Municípios gaúchos e tem o objetivo de esclarecer as atividades de controle e fiscalização externa e promover a prevenção de irregularidades na administração pública.

A programação contou com palestras ministradas por diretores e técnicos do TCE-RS, que abordaram temas relacionados às boas práticas na gestão pública. Na oportunidade, foram apresentados os resultados regionais do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), levantamento realizado pelo Tribunal nas políticas públicas municipais em sete áreas: educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança em tecnologia de informação.

Além disso, houve um painel sobre boas práticas de gestão nos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), abordando as melhorias na área e os reflexos da má administração nas contas dos gestores municipais.

O evento ocorreu no Teatro do Bloco M da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Monte Belo do Sul marcou presença com a participação do Prefeito Adenir José Dallé, Secretária da Administração e Fazenda, Viviane Ceriotti, Bruna Pasquali, do setor de RH e Michele Mariuzza, do administrativo.

 

*Informações retiradas do Site Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul.

 

  

Escola Estadual inaugura reformas no Ginásio de Esportes

Foi inaugurada, na tarde da última sexta-feira (2), as reformas e obras necessárias na infraestrutura do Ginásio de Esportes da Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Migliorini. A obra orçada no valor total de R$ 640 mil é proveniente de verba do Governo do Estado com parceria da Prefeitura Municipal.

 

Créditos: Marlove Perin

  

  

 

Atividades do Dia do Desafio

No dia de ontem (31), a Secretaria Municipal de Educação e Desporto promoveu atividades sobre o Dia do Desafio nas empresas D’Itália Móveis e Patroa Alimentos, na Administração Municipal e nas Escolas Municipais Caminhos do Aprender e Roman Ross e na Escola Estadual Pedro Migliorini. A Professora Daniela Vivan comandou as atividades.

 

 

 

 

 

Deputado Estadual Tiago Simon visita Monte Belo do Sul

Na manhã desta sexta-feira (28) o Deputado Estadual Tiago Simon esteve visitando Monte Belo do Sul, onde cumpriu agenda. Ele esteve reunido na Câmara de Vereadores do município com a presença dos vereadores Onecimo Pauleti, Aristides Fantin, Silvio Cesca, Lademir Moro, o Secretário de Obras, Sidnei Somensi, o Secretário de Agricultura, Eder Zaffari, a Secretaria de Saúde, Ana Bruschi e o Chefe de Divisão de Esportes, Diego Casagranda. Foram tratados assuntos para demandas de Monte Belo do Sul.

 

Prefeito Municipal cumpre agenda em Brasília/DF

O Prefeito Adenir José Dallé cumpre agenda em Brasília/DF. Juntamente com os demais Prefeitos da região e a assessoria da BGK Projetos, pleitearam na tarde de ontem (25) importantes projetos para o desenvolvimento dos municípios.

 

  

 

 

Prefeito Adenir José Dallé se torna Presidente da Junta de Serviço Militar 140

No dia 20/04 (quinta-feira), o Prefeito Municipal Adenir José Dallé foi empossado no cargo de Presidente da Junta de Serviço Militar 140, no Auditório da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul. O termo de posse foi entregue pelo Major Jorge Amaro da Silveira Neto, Chefe do PRM 003/001, de Porto Alegre.