A partir de março, o Município implementará novo serviço de atendimento de urgência e emergência em saúde, o “Chamar 192”. O programa, em parceria com o SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, tem o objetivo de proporcionar atendimento mais qualificado e garantir assistência, mesmo em ocorrências simultâneas.

Como é feito atualmente: a chamada telefônica é realizada diretamente a um motorista plantonista do Município, que presta o serviço de transporte do paciente a uma unidade de atendimento em saúde de Bento Gonçalves. Em casos mais graves, é acionado o Corpo de Bombeiros para o atendimento.

Como será realizado com o programa: a ligação será feita ao SAMU, através do número 192 – se não houver atendimento, deverá ser utilizado o telefone (51) 3320.0192. A ligação é atendida por profissionais que verificam a complexidade da ocorrência e prestam orientações em casos específicos. O Município é acionado pelo SAMU e realiza o transporte do paciente acompanhado por profissional de saúde. As informações do paciente são repassadas diretamente a uma base de dados do SAMU, que acompanha todo o processo de atendimento em tempo real, até o encerramento do chamado. Hoje, o Município conta com uma ambulância, mas em casos simultâneos será garantida a cobertura do atendimento.

O serviço ocorrerá fora do horário de atendimento da Unidade Básica de Saúde, que acontece atualmente de segunda a sexta-feira, das 07h30min às 19h.



Portal da
Transparência

Cadastramento de fornecedores
ver mais
Protocolos Covid-19
ver mais